Hidrolipodistrofia Ginóide (Celulite)

22/09/2013 09:40

A celulite é uma síndrome clínica que pode ser definida como uma alteração do tecido adiposo subcutâneo que retém líquido e toxinas entre as células, provocando uma alteração circulatória local.

A celulite se manifesta como um processo inflamatório que atinge a camada de gordura abaixo da nossa pele, afetando a circulação de micro nutrientes entre as células e a liberação de toxinas provenientes do metabolismo. Externamente ela assemelha-se com uma "casca de laranja".

As causas que a provocam são complexas, de origem multifatorial, mas sabe-se que entre os fatores desencadeantes encontram-se os desequilíbrios hormonais e hábitos alimentares errados, tais com o excesso de álcool, tabagismo e toda a alimentação composta de refinados.

GRAUS DE CLASSIFICAÇÃO

Grau 1: Não há alterações visíveis na pele e os furinhos somente são detectados quando os músculos estão contraídos.
Grau 2: os furinhos já são percebidos sem a contração da pele. 
Grau 3: O efeito 'casca de laranja' espalha-se pelo bumbum e pelas coxas. Há nódulos pequenos e médios endurecidos e as pernas ficam mais pesadas e cansadas devido à dificuldade da circulação sangüínea. 
Grau 4: Está associado a um grande excesso de peso, já que o acúmulo de gordura é terreno fértil para a celulite se instalar. Os nódulos têm cerca de três centímetros de largura; as depressões são profundas e o contorno corporal está disforme. Os tratamentos indicados são mais severos e os resultados menores e mais demorados. 
TRATAMENTOS       Existem vários tratamentos que ajudam a amenizar os problemas causados pela celulite, dentre eles podemos destacar: Drenagem Linfática, Massagem Modeladora, Massagem Redutora, Endermoterapia, Uso de aparelhos com infravermelho, Mesoterapia, Uso de Géis e Cremes, Ácidos, Cirurgias, entre outros...